4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina comemora três anos de sua inauguração
16/07/2018 07:30 em LEOPOLDINA

 

O 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina comemora neste domingo (15), três anos de sua inauguração em Leopoldina, ocorrido em 17 de julho de 2015. Para celebrar a data, os militares da corporação promoveram uma manhã de atividades na Praça Félix Martins, onde foram montados uma tirolesa e um aparelho de escalada indoor. 



Entre 09h00 e 12h00 a movimentação de crianças, acompanhadas pelos pais ou seus responsáveis, tomou conta da praça central da cidade. Durante o evento, o público conversou com os Bombeiros e a garotada, devidamente equipada e contando com o acompanhamento dos militares, pode experimentar a tirolesa e o paredão de escalada. 





Participaram da programação os Bombeiros Militares Sargento Soares, Sargento Barbosa, Soldado De Filipo e Soldado Guzela, com apoio do Sargento BM Franco e do Sargento Frederico, da Polícia Militar do Meio Ambiente. 

O Comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, Tenente Guilherme Cantelle Lopes Paiva (foto), avaliou a presença do Corpo de Bombeiros no município e região. “O 4º Pel BM – Leopoldina veio a dividir sua articulação operacional com o 2º Pel BM – Muriaé, outrora responsável pelo atendimento operacional a 29 municípios. Com a inauguração da nossa Unidade, ficamos responsáveis por 12 municípios situados na microrregião de Cataguases (Território Mata) e o 2º Pel BM – Muriaé ficou restrito aos 17 municípios restantes mais próximos geograficamente de sua sede”, esclareceu o Tenente Cantelle.

"O impacto advindo de nossa instalação se fez sentir de diversas formas: diminuição do tempo-resposta às ocorrências, aumento da divulgação da cultura prevencionista, encurtamento das distâncias entre Responsáveis Técnicos e nosso Setor de Prevenção e, conforme se depreende da nossa celebração na Praça Félix Martins, estreitamento dos laços com a comunidade”, comentou o Comandante. 

De acordo com o Tenente Cantelle, “nesse período de três anos houve incremento do nosso efetivo, recursos operacionais e o estabelecimento de uma relação não só profissional com a Unidade, mas também afetiva.” Ele destacou como conquista mais recente a inauguração do Posto Avançado – Além Paraíba, realizada no dia 18 de maio desse ano. “Tal Posto veio a ser um incremento de recursos frente às demandas operacionais nos municípios fronteiriços e, embora tenhamos dividido nossa articulação operacional inicial em virtude do posicionamento geográfico do Pelotão – Leopoldina e Posto Avançado – Além Paraíba, nada impede que somemos esforços para atendermos ocorrências aqui ou lá”, explicou o militar. Cantelle apresentou números do Banco de dados do Sistema REDS, conforme o Anuário Estatístico, que revelam a importância da presença do Corpo de Bombeiros para Leopoldina e região. Em 2015 foram 1.108 ocorrências atendidas, em 2016: 1955, em 2017 o 4º Pelotão atendeu 2.915 ocorrências e este ano foram 1.279, totalizando 7.257 ocorrências operacionais / preventivas.
 
“Finalizando, nós só temos a agradecer por todo apoio que tivemos e continuamos a ter da Prefeitura Municipal de Leopoldina, que é a nossa solícita mantenedora, além da mídia local, a qual agradeço na figura da fabulosa equipe do Jornal O Vigilante e, finalmente, pelo apoio da comunidade regional, sem a qual nossa razão de aqui estar seria vazia”, concluiu o Tenente Cantelle.

Imagens do 4º Pelotão BM de Leopoldina em ação:

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!