Viçosa contrata nova empresa para fazer a coleta de lixo no município
18/09/2018 07:43 em REGIÃO

 

A assessoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulgou no sábado, 15 de setembro, a contratação da Cooperativa de Serviços e Transporte do Brasil (CSTB), de Belo Horizonte, para locação de veículos para atender a coleta de resíduos sólidos em Viçosa.
 
Para a prestação dos serviços foram alugados quatro veículos leves, tipo pick-up e sete veículos pesados com compactador.
 
A contratação da empresa foi feita a partir de processo licitatório realizado no final do mês de agosto pelo valor total de R$ 1.402.992,84, com pagamento mensal de R$ 106.916,07.
A coleta diária do município, que antes era realizada por seis caminhões compactadores, passará a contar com 10 veículos, sendo sete da nova empresa contratada e três da autarquia. As pick-up’s, em um total de cinco, vão substituir as triciclos do Saae, que serão reservados para emergências.
 
O caso teve início em abril deste ano, quando foi anunciada a possiblidade de terceirização do serviço de coleta de lixo em Viçosa. No mesmo mês foi anunciada a licitação para contratação de empresa para o serviço. No entanto, em maio o processo foi suspenso, sendo retomado posteriormente.
 
Novo modelo de coleta
Segundo informações do SAAE, está prevista a implantação de um novo modelo de coleta de lixo na cidade. O lixo orgânico (úmido) e o lixo reciclável (seco) serão recolhidos em dias alternados. Os horários também devem ser alterados e serão informados à população.
 
O objetivo deste modelo é ampliar o reaproveitamento dos materiais recicláveis a partir da construção da Usina de Triagem e Compostagem. Para isso, será realizado treinamento e conscientização dos agentes participantes do processo e campanhas de conscientização do compartilhamento das responsabilidades entre o ente público e o usuário do serviço. 
 
Fonte: G1 Zona da Mata/ Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!