Escola de Ribeiro Junqueira reúne alunos e familiares para discutir sobre depressão e suicídio
19/09/2018 07:46 em REGIÃO

 

No último sábado letivo, dia 15 de setembro de 2018, foi realizada, na Escola Estadual Sebastião Medeiros, localizada em Ribeiro Junqueira, distrito de Leopoldina, uma roda de conversa muito produtiva sobre depressão e suicídio. Participaram do debate os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, bem como algumas mães e funcionários da escola.

A ideia surgiu como fruto de um projeto chamado “Precisamos Conversar Sobre Isso” que já há algum tempo vinha sendo idealizado pelas psicólogas Dayane Lopes e Rhanna Pimentel.

O projeto tem como objetivo aproximar a psicologia das escolas, principalmente as públicas, que infelizmente, ainda não contam com este profissional no seu quadro de funcionários, apesar de sabermos que existe grande demanda, visto o número de encaminhamentos que chegam até as clínicas e a variedade de temas que precisam ser discutidos nos ambientes escolares.



O  projeto  foi idealizado pelas psicólogas Rhana Pimentel e Dayane Lopes.

Segundo as psicólogas, “o projeto realizado de forma voluntária consiste em ir até as escolas, e trabalhar alguns temas, que muitas vezes acabam por não serem discutidos, ou considerados como tabus, como a depressão, o suicídio, o bullyng, os relacionamentos abusivos, entre outros”. 

Sabemos que setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo). Levando-se em conta a seriedade do tema que muitas vezes é pouco trabalhado no ambiente escolar apesar dos dados mostrarem que há uma grande prevalência de depressão e suicídio nesta faixa etária, e após momento de diálogo com a equipe da escola, foi decidido que este seria o tema abordado. O enfoque da roda de conversa se deu principalmente voltado aos pontos relacionados à empatia e às formas de se pedir ajuda, levando em conta alguns dispositivos da rede.

Contando também com a presença e colaboração da estudante de Psicologia Júlia Bella, que ao tomar conhecimento sobre o projeto mostrou-se interessada em contribuir, pode-se observar que o momento foi bastante proveitoso e tornou nítido o quanto é importante o engajamento dos profissionais da escola e abertura para a discussão de temas como este, que só se tornou possível através da receptividade da diretora Flávia Boechat, em abraçar o projeto.

As demais escolas que tiverem interesse em participar do projeto “Precisamos Conversar Sobre Isso”, devem entrar em contato com as psicólogas, através dos telefones (32) 9 9949-6775 (whatsapp), (32) 9 9944-6775 e (32) 9 9131-3448, para agendarem uma data, podendo sugerir um tema de acordo com a demanda escolar.



 

 Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!