Vereadores decidem pela instauração de CPI para apurar aumento da passagem de ônibus em Juiz de Fora
20/11/2018 12:01 em REGIÃO

 

Com sete assinaturas favoráveis, foi decidido em audiência na Câmara Municipal de Juiz de Fora, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o aumento na passagem do ônibus urbano.

solicitação foi feita pelo vereador Adriano Miranda (PHS) no dia 7 de novembro. Os vereadores que assinaram o pedido foram Fiorilo, Sargento Mello, Kennedy, João Coteca, Delegada Sheila, Betão e Adriano.

Uma nova reunião será realizada nos próximos cinco dias para definir os membros que vão compor a CPI. Após esta definição, a conclusão do inquérito tem 90 dias para ser concluído. O prazo pode ser prorrogado por mais 60 dias.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou, através de nota, que conta com uma supervisão de fiscalização de transporte que trabalha para garantir as melhorias no serviço e cumprimento das exigências legais relacionadas ao transporte público.

 
Houve discussão na Câmara durante a audiência para instauração de uma CPI — Foto: Reprodução/TV IntegraçãoHouve discussão na Câmara durante a audiência para instauração de uma CPI — Foto: Reprodução/TV Integração

Houve discussão na Câmara durante a audiência para instauração de uma CPI — Foto: Reprodução/TV Integração

A reunião foi marcada pelo clima tenso. Após o vereador Wanderson Castelar (PT) fazer críticas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), houve conflito entre apoiadores e o vereador. A Polícia Militar precisou ser acionada e foi feito um boletim de ocorrência sobre o caso.

 

Nova tarifa

 

O novo valor já está em vigor na cidade desde o dia 5 de novembro. O usuário, atualmente, paga R$ 3,35 por passagem. O bilhete único do transporte coletivo passou a custar R$ 5,02.

No início deste mês, o vereador solicitou a abertura da CPI para investigar o reajuste na passagem de ônibus urbano. Ele já tinha acionado o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para questionar a nova tarifa.

No dia 6, o MPMG abriu uma investigação preliminar para apurar o reajuste. Na época foi dado prazo de dez dias para a Prefeitura e a Astransp para responder às informações solicitadas pelo órgão. O G1solicitou um posicionamento sobre o caso para a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e aguarda retorno.

Por meio da assessoria, a Astransp disse que a resposta está pronta, deve ser protocolada nesta terça-feira (20) e que ainda estão no prazo determinado.

A planilha de cálculo tarifário para o transporte público foi discutida pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e apresentada na Câmara Municipal.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!