O cardeal Kevin Joseph Farrell anunciou nesta manhã de segunda-feira, 21 de abril de 2025, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, a morte do papa Francisco.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
A Sala de Imprensa da Santa Sé dvulgou que após a comunicação do falecimento do papa Francisco, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 21-40), o cardeal presidirá o rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão. “Participarão do rito o decano do Colégio Cardinalício, os familiares do Pontífice, o diretor e o vice-diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano”, informou a nota.
O site do Vatican News informou que o corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana, para a homenagem de todos os fiéis, poderá ocorrer na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025, segundo as modalidades que serão definidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais.
A Diocese de Leopoldina, presença da Igreja Católica Apostólica Romana em 34 municípios do sudeste das Minas Gerais, através de seu bispo diocesano, dom Edson Oriolo, todos o clero, religiosos e religiosas, bem como todas as forças vivas deste território diocesano, unem-se em oração, em comunhão com toda a Igreja.
Em seu pronunciamento oficial, dom Edson Oriolo destacou a beleza de seu pontificado e sua profunda preocupação com o povo de Deus. Em sua mensagem, relembra o início marcante do ministério do Santo Padre, quando, com humildade, pediu ao povo que o abençoasse.
Confira a mensagem na íntegra!
FONTE: Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina