TJMG assina contrato para construção do novo Fórum de Juiz de Fora
19/09/2018 07:55 em REGIÃO

 

O contrato para o início das obras de construção do novo Fórum de Juiz de Fora será assinado na próxima quinta-feira (20) às 10h. A informação foi confirmada nesta terça-feira (18) pela assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A assinatura do contrato será realizada pelo presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, na atual sede do Fórum Benjamim Colucci, que fica na Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Com a assinatura, a empresa já estará autorizada para iniciar as obras.

No dia 14 de agosto deste ano, o G1 divulgou que o TJMG aguardava documentação para homologar a empresa vencedora do processo de licitação da obra. O Consórcio Juiz de Fora 1 foi declarado vencedor do processo, com a proposta de R$ 65.912.959,30.

O novo fórum será construído na Avenida Brasil e terá seis pavimentos, cinco elevadores e estacionamento com capacidade para 219 veículos. A capacidade total será para a ocupação de até 38 juízes e a área construída de mais de 21 mil metros quadrados.

A capacidade é para 40 varas e a duração estimada da obra é de 33 meses. Atualmente, Juiz de Fora possui 26 varas em funcionamento.

 

Entenda a polêmica

 

Segundo as informações repassadas pelo TJMG, a primeira empresa que venceu a licitação foi a OTT Construções e Incorporações. Ela já havia o processo e assinado o contrato para construção do Fórum de Araguari. Quando o TJMG solicitou a renovação da proposta, por questão de prazo, a empresa desistiu.

A empresa que ficou em 2º lugar – Galcom, do Rio de Janeiro - foi chamada. Depois de renovada a proposta e entregue a documentação, houve uma denúncia de irregularidade por parte da empresa Endeal, uma das integrantes do Consórcio Juiz de Fora 1.

A denúncia e a documentação foram enviadas para análise do Ministério Público e a Presidência do TJMG autorizou o setor de licitação pedir aos licitantes que renovassem as propostas. A Galcom então também desistiu. Ao serem chamadas, as empresas Endeal e OROS Engenharia, ambas de Curitiba, renovaram a proposta pelo Consórcio Juiz de Fora 1, que foi considerado como vencedor definitivo do certame após enviar toda a documentação exigida pelo TJMG.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!