Vacinação contra poliomielite é ampliada até 21 de outubro em Belo Horizonte
06/10/2022 05:20 em DIVERSOS

 

Como a Prefeitura de Belo Horizonte não alcançou a meta de vacinação contra a pólio, a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação vai ser prorrogada até 21 de outubro na capital.

Além de ajudar a evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença no Brasil, a campanha pretende atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, além de aplicar a primeira dose no público de 1 a 4 anos (mesmo se o cartão estiver em dia). A prorrogação da imunização foi uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

De acordo com a PBH, as vacinas contra pólio estão disponíveis em todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte. Os endereços podem ser conferidos no portal da Prefeitura. Até o momento, a cobertura vacinal na capital está em 72% do público-alvo, estimado em 104 mil crianças de 1 a 4 anos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%. 

Equipes dos centros de saúde estão realizando uma busca ativa das crianças que ainda não se vacinaram, incluindo por contato telefônico.

Sobre a paralisia infantil
A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que infecta crianças e adultos. A doença pode ocasionar imobilidade ou enfraquecimento de braços, pernas ou ambos, levando a graves sequelas.

A pólio foi erradicada no Brasil graças ao uso das vacinas, e o último caso diagnosticado no nosso país ocorreu em 1989. A vacina oral contra a poliomielite é extremamente importante para evitar que a doença volte a afetar as crianças de 1 a 4 anos.

No Brasil tem sido observada queda progressiva na cobertura vacinal contra a poliomielite nos últimos anos, sendo o país considerado recentemente pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) como de alto risco para reintrodução da poliomielite.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!