Mais de 17 mil toneladas de lixo foram removidas ao longo do Rio Paraibuna durante os trabalhos de desassoreamento do rio em Juiz de Fora. A ação durou aproximadamente 90 dias, conforme a Prefeitura. Os trabalhos foram concentrados entre Bairro Industrial, na Zona Norte, e a Rua Benjamin Constant, no Centro.
Conforme a Secretaria de Obras, a medida preventiva visa auxiliar no combate a enchentes e alagamentos na cidade, melhorando a vazão do Paraibuna e a qualidade da água.
"O objetivo maior desta atividade é a limpeza dos córregos e do Rio Paraibuna, para a retirada do excesso de areia e das 'ilhas' que ficam no leito do rio. Essa ação faz parte como medida preventiva contra o período chuvoso e serve para termos um melhor escoamento, evitando enchentes e alagamentos", informou o secretário de Obras, Lincoln Santos.
Além de terra e detritos naturais, pneus, sacos plásticos e lixo doméstico foram itens muito encontrados durante a execução do serviço. O material recolhido foi encaminhado ao aterro sanitário.
Fonte: G-1 Zona da Mata