Empresas que trabalham com produtos químicos são alvos de operação da PF em Minas
18/06/2024 13:34 em MINAS

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a operação Higeia II, com o objetivo de fiscalizar mais de 70 empresas que operam com produtos químicos em municípios da região de Divinópolis, Centro-Oeste de Minas. 

Segundo a PF, equipes cumprem, simultaneamente, ordens de fiscalização em empresas que produzem, utilizam ou transacionam produtos químicos. O intuito é evitar desvios de insumos utilizados na confecção e no refino das mais diversas espécies de drogas ilícitas. 

"Esses insumos podem ser denominados adulterantes ou precursores. Os precursores são substâncias químicas essenciais para a fabricação de drogas ilegais. São produtos controlados por leis e regulamentos para evitar o seu desvio para a produção de drogas ilícitas. Os adulterantes são substâncias químicas adicionadas aos produtos para aumentar sua quantidade, potência ou efeito, gerando maior lucro para o crime organizado", detalhou a PF em nota. 

A ação, segundo a organização federal, visa atingir o tráfico de drogas ao combater a utilização indevida de produtos químicos que alimentam sua capacidade produtiva, o que impede a fabricação e consequente oferta de substância ilícita. 

"Com essa ação, realizada em inédita grande escala na região, a Polícia Federal amplia significativamente o alcance da importante atuação preventiva ao desvio de produtos químicos e consequente repressão ao tráfico de drogas ilícitas em Minas Gerais", enfatizou.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!