Compositores e intérpretes de Juiz de Fora iniciam disputa pelo samba-enredo da Portela em 2019
26/08/2018 06:21 em REGIÃO

 

Juiz de Fora estará na disputa pelo samba-enredo da Portela para o desfile de 2019. A escola recebeu 32 sambas para representar o enredo "Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá", da carnavalesca Rosa Magalhães, homenageando a mineira Clara Nunes (1942-1983).

Dezesseis composições da Chave Branca serão apresentadas neste domingo (26), a partir das 15h, na quadra da escola em Madureira, no Rio de Janeiro. As outras 16 serão apresentadas em 2 de setembro. Em cada eliminatória, oito avançam para a próxima fase, disputadas aos domingos. A grande decisão está prevista para dia 5 de outubro. 

'Será muito emocionante', disse Sandra Portella

 

O terceiro concorrente a subir no palco terá Sandra Portella cantando o alusivo - como chamam a introdução - e como parte do coro da composição escrita por Marquinhos do Pandeiro, Flavio Viana, Charles Braga, Gustavo Henrique, Rafael Cavaliere, Joseth Rodrigues, Edmar Jr., Fabio Xavier, Soneca e Denilson Sodré. Confira o samba e a letra.

"É uma loucura. Na hora do ensaio, a gente foi caminhando até o Portelão, com o povo vindo atrás. Eu estava toda paramentada de Clara, as pessoas da quadra me chamando pelo nome dela e pedindo para tirar foto. Imagina a minha emoção", contou ela sobre a gravação do vídeo que divulga o samba concorrente.

 

Sandra contou a expectativa de participar da disputa e homenagear a cantora mineira, um dos ícones da azul e branco de Madureira.

"A Clara é incrível, consegue agradar todo mundo. Não tem como não ser fã dela. Vou estar no coro do nosso intérprete e será muito emocionante", disse.

A cantora comemora a presença de mais juiz-foranos na disputa. "Será muito bom. Tomara que a todos avancem para a próxima fase", afirmou.

 
Thiago Miranda, Yuri Soares, João Malandragem, Edynel e Zezé do Pandeiro atuaram na composição de um dos sambas que será apresentado na eliminatória deste domingo (26) (Foto: Thiago Miranda/Arquivo Pessoal)Thiago Miranda, Yuri Soares, João Malandragem, Edynel e Zezé do Pandeiro atuaram na composição de um dos sambas que será apresentado na eliminatória deste domingo (26) (Foto: Thiago Miranda/Arquivo Pessoal)

Thiago Miranda, Yuri Soares, João Malandragem, Edynel e Zezé do Pandeiro atuaram na composição de um dos sambas que será apresentado na eliminatória deste domingo (26) (Foto: Thiago Miranda/Arquivo Pessoal)

 

'Foi um processo de criação delicioso', garantiu Thiago Miranda

 

No domingo, quando Sandra descer do palco na quadra portelense, subirão os integrantes da parceria Rio-Minas. De Juiz de Fora, Edynel, Zezé do Pandeiro, João Malandragem, Thiago Miranda e Yuri Soares estarão ao lado dos cariocas Tião Sapê, César Ás de Ouro, Rafael Vieira, Marcos Lauriano e Gylnei Bueno para apresentar o quarto concorrente. Confira o samba e a letra.

Zezé do Pandeiro e Edynel já venceram uma disputa: estavam no grupo que compôs 'Trabalhadores do Brasil - A Época de Getúlio Vargas' cantado na Marquês de Sapucaí pela escola no carnaval de 2000.

Por isso, ao ver o enredo para 2019, Thiago Miranda não hesitou em ligar para os dois, com quem já trabalhou antes, e pedir uma chance. "Eu liguei para eles e falei 'estou me oferecendo, estou à disposição para ajudar nessa parceria'. Eu queria muito ter a honra de trabalhar para a Portela, mais que nunca, nesta ocasião", contou.

 

Segundo ele, todos os inscritos receberam a sinopse com os parâmetros e o enredo planejados pela carnavalesca. "Funciona como uma espécie de roteiro, em alguns casos fica mais subjetivo e em outros sambas, mais evidente. Tentamos ser o mais fiel à proposta e trazer o máximo de poesia para falar sobre o encontro da Clara Nunes com Madureira", explicou.

"Nós apelidamos o samba de 'A águia acolheu a sabiá'. A partir desse encontro, Clara descobriu a religiosidade e o samba que permeou como nenhum outro gênero, e ela cantava outros ritmos, o trabalho dela. Ao chegar na Portela, formou-se a figura de Clara que ganhou mundo", analisou.

A parceria meio Minas-meio Rio foi comemorada por Thiago. "Foi um processo de criação delicioso. O samba tem sido bem aceito na quadra, e nos comentários que vimos na internet, gostaram da construção e do refrão. Além disso, Clara era mineira e somos a parceria com mais mineiros. Estamos confiantes de avançar neste mata-mata", disse. 

Memória: mineiros já ganharam samba na Portela

 

G1 fez uma pesquisa o Centro de Documentação (Cedoc) da TV Integração e encontrou duas matérias sobre a vitória dos compositores mineiros na Portela.

Em 12 de outubro de 1999, Zezé do Pandeiro conversou por telefone com a repórter e apresentadora Érica Salazar logo após ter vencido a disputa, para ser o samba do enredo "Trabalhadores do Brasil - a época de Getúlio Vargas", ao lado de Amilton Damião, Ailton Damião, Edynel e Edinho Leal.

 

E em 5 de março de 2000, a repórter Lívia Calmon e o repórter cinematográfico Mauro Pianta viajaram para o Rio de Janeiro com a caravana de Juiz de Fora, mostrando os bastidores da preparação e da participação no desfile. Confira as abaixo as duas matérias exibidas no MGTV.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!